26 mar O que é sistema P2P IPTV?
Você deve estar se perguntando o que é o sistema P2P IPTV tanto falado na internet nos últimos tempos né?
Para você que entende um pouco mais de tecnologia, o sistema IPTV P2P é tem uma infraestrutura muito similar os torrent, onde todos os usuários que estão ligados a aquele conteúdo contribuem com o compartilhamento do conteúdo, fazendo com que o sinal fique mais rápido e sem travamentos.
P2PTV ou em inglês “Peer-to-peer Assisted Streaming Solution” (Solução de transmissão assistida peer-to-peer) refere-se a aplicações de software P2P voltadas para a transmissão em tempo real de vídeo, ligando-se também a outras transmissões distribuídas de vídeo para download (como os VODs),
Nos sistemas P2PTV, assim como acontece na arquitetura P2P, ao “consumir” determinado conteúdo, o usuário passa a retransmitir o sinal para os outros, ou seja, faz os papéis de cliente e servidor na arquitetura BitTorrent. É o que diferencia a IPTV (TV baseada em Internet Protocol) e Web TV, dessa tecnologia.
Resumindo: além de ser uma solução de distribuição que reduz a carga do servidor e melhora o desempenho da conexão, ao contrário do sistema de IPTV tradicional, onde quanto mais pessoas assistindo, menor a disponibilidade de velocidade do servidor principal, no sistema P2P IPTV, quanto mais pessoas assistindo, maior é a velocidade e capacidade de compartilhamento do canal ou VOD.
O grande problema aqui é que nem tudo é perfeito: Por ser uma nova tecnologia, apenas dispositivos Android são compatíveis. Você consegue usar o sistema P2P IPTV em TV box, celular Android com ChromeCast e até SmarTVs top de linha da Sony, mas infelizmente em nenhum outro equipamento. Vamos torcer para isso mudar em breve.
Você já testou o sistema P2P IPTV?
Os principais benefícios são: a prova de traffic sharp (bloqueio da operadora de internet), roda em internet lenta (a partir de 5mb), não cai ou trava quando tem muitos usuários assistindo.